Dermatologia Pediátrica
Verruga viral, molusco contagioso, dermatite de fraldas, hemangioma, dermatite atópica. Entenda como podemos melhorar o conforto de crianças e bebês.
Dermatologia Pediátrica
Verruga viral, molusco contagioso, dermatite de fraldas, hemangioma, dermatite atópica. Entenda como podemos melhorar o conforto de crianças e bebês.
PRINCIPAIS TRATAMENTOS
É uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. Trata-se das famosas espinhas que podem aparecer durante a adolescência e/ou na idade adulta quando têm maior relação com alterações hormonais. Pode se manifestar desde uma forma leve, quando aparecem apenas cravos, até formas mais severas quando o tratamento com remédios orais é mandatório. Além disso, o tratamento da acne da maneira mais precoce possível é muito importante para evitar as indesejáveis cicatrizes.
Nome médico para a famosa caspa, a dermatite seborreica acomete principalmente o couro cabeludo, mas também pode aparecer na face e no tronco. O tratamento consiste em medicações de uso tópico.
Trata-se de um grupo enorme de doenças de pele caracterizadas por vermelhidão, crostas, descamação e coceira. Existem diversas causas de eczemas, sendo as mais comuns: o contato com alguma substância ou objeto que provoque alergia, a pele seca , varizes nos membros inferiores e a ingestão de alguma medicação. A dermatite atópica que acomete principalmente as crianças também é um tipo de eczema. Para o melhor tratamento é importante identificar a causa do eczema, sendo que o uso de hidratantes e corticosteróides tópicos é quase sempre necessário.
Queixa muito comum no consultório dermatológico, o melasma corresponde a manchas acastanhadas que acometem principalmente a face de mulheres. Ele tem relação íntima com o sol e com os hormônios femininos e, por isso, muitas mulheres notam o melasma ou sua piora após a gestação. O tratamento consiste na rigorosa proteção solar, além de cremes clareadores e alguns procedimentos no consultório como peeling, laser e microagulhamento.
São doenças causadas por fungos. Podem acometer pele, unhas e cabelos. Os locais mais comuns são as unhas dos pés, áreas entre os dedos e plantas. Principalmente em crianças pode haver também acometimento do couro cabeludo. O diagnóstico é feito na hora pelo dermatologista, que colhe o material e procura o fungo no microscópio. O tratamento na maioria dos casos pode ser feito com cremes, mas no caso da micose de unha e couro cabeludo, antifúngicos orais são necessários.
A psoríase corresponde a placas elevadas e avermelhadas que apresentam-se recobertas por escamas prateadas. São mais frequentes em cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas podem acometer o corpo todo em casos mais graves. O tratamento varia desde aplicação de pomadas, até medicações orais, injetáveis e fototerapia.
Trata-se daquela vermelhidão que algumas pessoas têm na face, principalmente quando expostas a bebidas quentes, alimentos apimentados, bebidas alcoólicas e calor excessivo. A rosácea tem vários estágios, variando desde um tipo mais brando que pode ser tratado apenas com cremes e laser até formas mais graves onde o tratamento com medicação oral é necessário.
Trata-se das lesões elevadas, rosadas e com muita coceira que mudam de um lugar para outro na pele do corpo em menos de 24 horas. O tratamento é feito principalmente com medicações anti-histamínicas.
É caracterizado pelas manchas branco nacaradas que aparecem principalmente no rosto e extremidades. Seu tratamento consiste basicamente por medicações tópicas e fototerapia.
Dra. Paula Sanchez
CRM 144.418 RQE 45449
Meu compromisso com meus pacientes é me manter atualizada com o que há de mais eficiente e inovador na Dermatologia mundial.