Você já se surpreendeu com a transformação do seu rosto ao observar fotos antigas? O processo de envelhecimento acontece com todo mundo e, com o passar dos anos, é esperado perdermos volume na face e apresentarmos linhas de expressão.
Com o intuito de reverter os sinais do tempo, mas respeitando as particularidades de cada paciente, a técnica de MD Codes vem para revolucionar a harmonização facial. Os MD Codes, abreviação para Medical Codes (códigos médicos em português) foi criado pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio. Ele conseguiu mapear com exatidão 79 pontos específicos do rosto que, ao serem preenchidos, resultam num efeito de lifting imediato. Também é possível “consertar” quase tudo: olheiras, lábios pequenos, bigode chinês, linhas de marionete, aumentar ou diminuir queixo, afinar ou deixar o rosto mais quadradinho. Tudo isso sem bisturi, com efeitos visíveis na hora e sem as restrições de um pós-operatório.
A partir da avaliação facial do paciente são identificados pontos específicos para fazer o preenchimento com ácido hialurônico, proporcionando uma aparência mais harmônica e jovial, sem perder a naturalidade. O foco do MD Codes não é corrigir os sinais de envelhecimento, mas a causa desses sinais. Por exemplo, como a principal causa do “Bigode Chinês” é o descenso da face (perda de volume), o tratamento tem início na maçã do rosto, o que sustenta a face e possibilita usar menos preenchedor nessa região. Além disso, readequamos as proporções faciais e corrigimos assimetrias, tornando a face mais nova e também mais bela.
Benefícios do MD Codes
Os benefícios são vários, mas a reestruturação da face e o reposicionamento de estruturas faciais com um efeito lifting são os que mais encantam os pacientes, pois conseguimos rejuvenescê-los e ao mesmo tempo deixá-los mais bonitos. Além disso, é possível melhorar algumas feições como a sensação de cansaço, de triste ou de pouco atraente.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito em consultório com a aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos, de acordo com os objetivos do paciente e do profissional. O tratamento tem efeito lifting, porém sem os riscos e o tempo de recuperação de uma cirurgia.
Mas que é o ácido hialurônico?
Ácido hialurônico é um mucopolissacarídeo que é produzido naturalmente em no corpo humano e que está presente no organismo de todos os animais e encontra-se em todos os órgãos do corpo. Ele é responsável pelo volume da pele e lubrificação das articulações e músculos, preenchendo os espaços entre as células.
Esse tratamento pode ser feito em jovens?
Sim, o MD Codes pode ser feito em jovens a partir dos 18 anos. Nessa idade o principal foco de tratamento não são os sinais de envelhecimento, mas o embelezamento da face. É um tratamento excelente para jovens com maçãs do rosto sem projeção, e com mento e mandíbula pequenos.
Quais as vantagens do MD Codes sobre a cirurgia?
– Resultado imediato
– Não afasta o paciente de suas atividades habituais
– Evita um período de recuperação pós-operatória
– Menos arriscado
Quais as desvantagens?
– O tratamento deve ser repetido periodicamente.
Quanto tempo dura?
Nesse tratamento usamos diferentes formulações de Ácido hialurônico de acordo com cada região da face e profundidade da aplicação. Os produtos usados profundamente precisam ser reaplicados a cada 18-24 meses, e os mais superficiais a cada 12-18 meses.
Dessa forma, o paciente retorna pelo menos 1 vez ao ano para manutenção do tratamento superficial, e então complementamos o tratamento profundo de acordo com a necessidade.
Neste período, o gel de ácido hialurônico é absorvido de forma lenta e gradual durante esse prazo médio. Vale lembrar que o ácido hialurônico é uma substância já presente na nossa matriz celular, é biocompatível e reabsorvível, o que garante grande segurança ao procedimento.
Quais as contra-indicações do tratamento com Ácido hialurônico?
As principais contra-indicações são processos infecciosos na pele da região que será tratada, hipersensibilidade conhecida aos componentes do produto e uso prévio de preenchedores definitivos no local do tratamento.
Mulheres grávidas ou amamentando podem fazer esse tratamento?
Como não há estudos mostrando a segurança do medicamento durante a gestação e amamentação, o uso de Ácido hialurônico não é indicado nessas situações.