Dra. Paula Sanchez Dermatologia | CRM 144.418 | Rua Cristiano Viana, 401 - cj. 1106 | Cerqueira César São Paulo SP | Agendamentos: 11 2640.6152
Dra. Paula Sanchez | CRM 144.418 | RQE:45449
 
Esses são exemplos de algumas das doenças que tratamos no dia a dia.
Como a dermatologia é uma area muito ampla optamos por detalhar as doenças mais comuns, mas é claro que o atendimento não se limita a elas. Nosso principal objetivo é fazer a dermatologia da forma mais completa possível.

 

 

 

Dermatologia clínica

  • Acne >

    É uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. Trata-se das famosas espinhas que podem aparecer durante a adolescência e/ou na idade adulta quando têm maior relação com alterações hormonais. Pode se manifestar desde uma forma leve, quando aparecem apenas cravos, até formas mais severas quando o tratamento com remédios orais é mandatório. Além disso, o tratamento da acne da maneira mais precoce possível é muito importante para evitar as indesejáveis cicatrizes.

  • Rosácea >

    Trata-se daquela vermelhidão que algumas pessoas têm na face, principalmente quando expostas a bebidas quentes, alimentos apimentados, bebidas alcóolicas e calor excessivo. A rosácea têm vários estágios, variando desde um tipo mais brando que pode ser tratado apenas com cremes e laser até formas mais graves onde o tratamento com medicação oral é necessário.

  • Psoríase >

    A psoríase corresponde a placas elevados e avermelhadas que apresentam-se recobertas por escamas prateadas. São mais frequentes em cotovelos, joelhos e couro cabeludo mas podem acometer o corpo todo em casos mais graves. O tratamento varia desde aplicacão de pomadas, até medicações orais, injetáveis e fototerapia.

  • Eczemas >

    Trata-se de um grupo enorme de doenças de pele caracterizadas por vermelhidão, crostas, descamação e coçeira. Existem diversas causas de eczemas, sendo as mais comuns: o contato com alguma substância ou objeto que provoque alergia, a pele seca , varizes nos membros inferiores e a ingesta de alguma medicação. A dermatite atópica que acomete principalmente as crianças também é um tipo de eczema. Para o melhor tratamento é importante identificar a causa do eczema, sendo que o uso de hidratantes e corticoesteróides tópicos é quase sempre necessário.

  • Melasma >

    Queixa muito comum no consultório dermatológico, o melasma corresponde a manchas acastanhadas que acometem principalmente a face de mulheres. Ele tem relação íntima com o sol e com os hormônios femininos e, por isso, muitas mulheres notam o melasma ou sua piora após a gestação. O tratamento consiste na rigorosa proteção solar, além de cremes clareadores e alguns procedimentos no consultório como peeling, laser e microagulhamento.

  • Micoses >

    São doenças causadas por fungos. Podem acometer pele, unhas e cabelos. Os locais mais comuns são as unhas dos pés, áreas entre os dedos e plantas. Principalmente em crianças pode haver também acometimento do couro cabeludo. O diagnóstico é feito na hora pelo dermatologista, que colhe o material e procura o fungo no microscópio.
    O tratamento na maioria dos casos pode ser feito com cremes, mas no caso da micose de unha e couro cabeludo, anti-fungicos orais são necessários.

  • Urticaria >

    Trata-se das lesões elevadas, rosadas e com muita coçeira que mudam de um lugar para outro na pele do corpo em menos de 24 horas. O tratamento é feito principalmente com medicações anti-histamínicas.

  • Vitiligo >

    É caracterizado pelas manchas branco nacaradas que aparecem principalmente no rosto e extremidades. Seu tratamento consiste basicamente por medicações tópicas e fototerapia.

  • Dermatite seborreica >

    Nome médico para a famosa caspa, a dermatite seborreica acomete principalmente o couro cabeludo, mas também pode aparecer na face e no tronco. O tratamento consiste em medicações de uso tópico.



Dermatologia pediátrica

  • Verruga viral >

    O famoso “olho de peixe” que acomete tanto crianças como adultos. O tratamento com crioterapia e ácidos no consultório tem se mostrado bastante efetivo para esse tipo de lesão.

  • Molusco contagioso >

    Consiste naquelas bolinhas que aparecem no corpo das crianças, principalmente aquelas que têm pele seca. Como tratamento, dispomos da curetagem e uso tópico de medicações específicas.

  • Dermatite de fraldas >

    As assaduras que são muito comuns nas crianças, às vezes podem necessitar de avaliação pelo dermatologista e tratamento mais intensivo.

  • Hemagioma >

    Trata-se de nódulo composto por proliferação de vasos que aparece na infância. Dependendo dos sintomas, extensão e localização, o tratamento pode ser realizado com pomadas ou medicação oral.

  • Dermatite atópica >

    Comum em crianças principalmente com antecedents pessoais ou familiares de asma ou rinite, ela é agravada por pele seca. Além das medicações de uso tópico para melhoria das crises, é muito importante o uso de hidratantes e orientações para banho de maneira adequada.



Dermatologia estética

  • Tratamento de rugas e linhas de expressão da face >

    Procedimento feito de maneira natural que visa relaxar a musculatura dos terços superior e inferior da face e por consequência amenizar as linhas de expressão desses locais

  • Preenchimento >

    Consiste no uso do ácido hialurônico para repor de maneira delicada a gordura da face que é perdida durante o processo de envelhecimento, além de promover a sustentação facial.

  • Microagulhamento >

    Consiste na aplicação de um roller agulhado visando a melhoria da textura da pele , tratamento de melasma e cicatrizes de acne.

  • Cicatrizes de acne >

    Para o tratamento de cicatrizes de acne, dispomos de uma série de opções que serão individualizadas para cada paciente. Variam desde laser até peelings, microagulhamento e aplicação de ácido hialurônico.

  • Peeling >

    Procedimento com ótimo custo-benefício que auxilia no tratamento de acne, manchas e melhoria de textura da pele.

  • Tratamento de olheiras >

    Associamos técnicas para melhoria mais efetiva das olheiras. Podemos tratar a parte mais pigmentada com laser e peeling e a área mais deprimida com aplicação de ácido hialurônico.

  • Tratamento de flacidez >

    Dispomos de terapias de estímulo de colágeno para melhorar a flacidez da face.

  • Tratamento de manchas >

    O tratamento das manchas é feito com associação de métodos que variam desde o uso de produtos em casa até a aplicação de laser e peelings no consultório.



Dermatologia cirúrgica

Temos experiência no tratamento cirúrgico de patologias benignas como nevos rubis, queratoses seborreicas e acrocordons, mas também dispomos de um enfoque especial no tratamento e diagnóstico precoce de cancer de pele através do exame clínico e de dermatoscopia. Existem diversos tipos de cânceres de pele, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

  • Carcinoma Basocelular (CBC) >

    É o câncer de pele mais comum e a maioria das pessoas já conhece alguém que teve esse tipo de afecção. Ele é derivado das células basais da epiderme e tem crescimento lento. Normalmente trata-se de um nódulo róseo e com brilho perláceo, bastante friável e por isso normalmente apresenta sangramento quando traumatizado. Esse tipo de câncer raramente forma metástases, mas pode ser localmente invasivo e destrutivo.

  • Carcinoma Espinocelular (CEC) >

    É um tumor que surge dos queratinócitos da camada espinhosa da pele e por isso mostra-se como uma lesão espessada e endurecida que cresce lateralmente e verticalmente, podendo se tornar nodular e com crostas. Muitas vezes a lesão ulcera e se apresenta como uma ferida que não cicatriza. Ao contrário do CBC, o CEC pode mestastatizar para nódulos linfáticos e apresenta crescimento mais rápido.

  • Melanoma >

    É um tipo de câncer cutâneo potencialmente fatal que deriva dos melanócitos, tendendo a metástases por via linfática e sanguínea. A incidência de câncer de pele melanoma aumentou substancialmente durante as últimas décadas. Apesar do aumento nas técnicas para rastreamento precoce a mortalidade ainda se mantém elevada. Em escala mundial, a educação da população e campanhas de rastreamento deve ser implementada.
    Clinicamente ele pode apresentar-se principalmente como uma lesão enegrecida em crescimento, mas também existem formas com pouco ou nenhum pigmento. A maioria das lesões de melanoma se desenvolvem de novo , ou seja já surgem como melanomas na pele sã. Porém em torno de 20 a 30 % das lesões surgem de nevos (`pintas`) pré-existentes. A presença de vários nevos é um fator de risco para melanoma.
    Como não existem meios de prevenir o melanoma, o diagnóstico precoce da lesão é a melhor forma de evitar metástase e desdobramento fatal. Isso porque uma lesão de melanoma, quando diagnosticada em sua fase inicial apresenta um risco mínimo ou inexistente de metástase, uma vez que a exérese cirurgia da lesão com margem adequada é curativa. Ao contrário, uma lesão diagnosticada já em fase avançada pode ser catastrófica para o indivíduo.



Dermatoscopia


A dermatoscopia digital é uma técnica que permite ao médico um diagnóstico mais preciso da mancha ou pinta na pele, utilizando-se de câmera e microscópico com aumento de 20 a 70 vezes. Ela é considerada o principal método para o diagnóstico precoce de melanoma evitando dessa forma metástase e desdobramento fatal. Atualmente, a dermatoscopia, que inicialmente auxiliava apenas no diagnostico precoce de melanomas e lesões pigmentares de pele, é uma parte indispensável do exame dermatológico.

Muitos dizem que o dermatoscopio está para o dermatologista assim como o estetoscópico está para o clínico ou cardiologista. A dermatoscopia foi, portanto, extrapolada para o diagnóstico precoce de lesões de pele benignas e câncer de pele não-melanoma. Trata-se de um método não invasivo usado para dignóstico diferencial de inúmeras lesões: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, queratose actinica, entre outros tumores mais raros.


 
 

Mapeamento corporal de nevos


O exame de Mapeamento Corporal está indicado principalmente para pessoas com múltiplos nevos melanocíticos (pintas ou sinais), e/ou com histórico pessoal ou familiar de melanoma. Seu objetivo principal é o diagnóstico precoce desse tipo de câncer de pele.

Para realização do exame, são realizadas fotos em posições padronizadas que permitem o registro de toda a superfície corpórea do indivíduo. As lesões pigmentadas são avaliadas com o dermatoscópio e o médico faz a seleção daquelas que serão registradas pela Dermatoscopia Digital.

Esse tipo de registro, completo e detalhado de toda a superfície corpórea, possibilita o acompanhamento das lesões preexistentes e detecção de novas lesões.

Em nosso consultório dispomos do dispositivo tecnológico para mapeamento corporal mais usado no mundo, o que facilita e torna esse registro o mais confiável possível.


 
 
 

Tricologia


Muito abordada e estudada recentemente, a área da tricologia também tem espaço em nosso consultório.
Dispomos de métodos diagnósticos inovadores como a tricoscopia além de tratamentos específicos para as afecões capilares como alopecia androgenetica/ calvície, alopecia areata, eflúvio telógeno, entre outros.

Essas doenças podem ser tratadas tanto por medicações prescritas para tratamento domiciliar quanto com procedimentos realizados no consultório como mesoterapia, microagulhamento e mmp (microinfusão de medicamentos na pele).

 

 

 

Quer falar comigo? contato@drapaulasanchez.com.br



 

© 2017 Paula Sanchez - Clínica de Dermatologia / São Paulo - SP - Fone: (11) 2640.6152.
Responsável Técnica: Dra. Paula Sanchez - CRM 144.418 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina